track&field

a track&field escolheu a solução em led lumini para o retrofit de suas lojas no brasil. com isso, a marca de moda esportiva garantiu alta qualidade luminotécnica, além de uma redução de mais de 50% no consumo de energia e de quase 100% nos gastos de manutenção.
ponto de partida
há mais de 25 anos no mercado e com 100 unidades espalhadas pelo brasil, a marca track&field decidiu, em 2012, inovar a iluminação de suas lojas, optando por uma tecnologia mais eficiente, capaz de responder às demandas específicas do segmento. entre os motivadores estava o alto gasto com energia e manutenção, especialmente nas lojas localizadas em centros comerciais.
‘a corrente elétrica dos shoppings centers é instável, o que provoca queima de lâmpadas com frequência. além do gasto resultante da compra para reposição, a mão de obra é também muito cara, já que este tipo de serviço deve ser feito fora do horário comercial’, explica frederico wagner, sócio-fundador da empresa.
outro problema identificado – comum em lojas de produtos têxteis – foi a danificação das roupas, especialmente daquelas expostas nas vitrines. “a solução em vapor metálico, usada até então, não só desbotava como praticamente derretia as roupas que estavam na vitrine”, conta. além disso, a emissão de calor dificultava a climatização da loja, exigindo mais tempo e consumo de energia do ar condicionado.
‘mantivemos a mesma qualidade de luz
da solução anterior e agregamos diversas outras vantagens. diminuímos em 50% o consumo de energia e eliminamos a necessidade de manutenção das luminárias’
frederico wagner, sócio-fundador
da empresa

compromisso com o meio ambiente
juntamente aos fatores financeiros, a questão da sustentabilidade contou no momento de optar pela
solução em led. não só o consumo reduzido de energia, mas também o descarte não poluente e menos frequente
da fonte de luz colabora para a proteção do meio ambiente.
‘especialmente se falamos em um contexto de 50 lojas
de aproximadamente 100 m² cada.
em um momento em que as reservas naturais estão baixíssimas no brasil, é dever de todos colaborar para
a preservação da natureza’, defende wagner.
solução
a primeira preocupação da marca ao cogitar a transição para o led foi a qualidade da luz. ‘a decisão foi lenta porque sempre tivemos receio de não conseguir uma luz que atendesse ao padrão track&field’.
pensando nisso, a equipe de projetistas optou por luminárias com temperatura de cor a 3.000 kelvin e índices de reprodução de cor (irc) a partir de 80%. uma iluminação cálida, com efeitos similares àqueles proporcionados pelo vapor metálico.
para destacar texturas e estampas nas vitrines, foram usados projetores focus led com diferentes potências e aberturas de facho. no interior da loja, a combinação entre luminárias spin led e focus led proporcionou uma iluminação geral agradável, com pontos focais em produtos de destaque.
nas áreas dos trocadores, criou-se por uma luz suave por meio de aplicações em sacas e detrás dos espelhos.
resultado
com o retrofit para o led concluído em 50 das 100 lojas
que compõem a rede, as vantagens e benefícios já são facilmente percebidos. os gastos com manutenção, por exemplo, praticamente desapareceram. desde a instalação das luminárias, não houve queima ou substituição de módulos em nenhuma loja.
‘consideramos que atingimos todos os objetivos propostos. mantivemos a mesma qualidade de luz da solução anterior e agregamos diversas outras vantagens.
o problema com a danificação das peças desapareceu, diminuímos em 50% o consumo de energia e eliminamos a necessidade de manutenção das luminárias. além disso, atualmente conseguimos a climatização desejada com muito menos tempo de ar condicionado ligado’, conclui wagner.
a expectativa do empresário é continuar com o processo
de retrofit das lojas e abranger 100% da rede track&field
em um futuro próximo.




menos 50% no consumo de energia
menos 100% nos gastos de manutenção
5 mil m² iluminados com led
50 lojas com retrofit concluído
climatização mais rápida
